Existe uma diferença de nomes, fundamentos, entre as casas de santos para cada orixá, seus títulos que se confundem com suas personalidades, e, isso para todas as entidades,sendo assim, Iansã-Oiá não fugirá a essa realidade.
Cada zelador administra seus orixás seguindo uma linha mestra, geral, deixada pelos ancestrais, mas adaptando para garantir a continuidade, para que não se perca a essência, continuando assim a mandala firme e forte.
Mas a necessidade de preservação exije alguns cuidados entre eles o mascaramento de elementos que, se divulgados podem ser mal interpretados,mal utilizados e por algumas facções marginalizados.
Esconder embaixo da unha não é para quem quer, mas sim para quem pode e deve.
Aqui estão algumas denominações mais comuns de Iansã-Oiá, nomes de qualidades, vertentes, preceitos, etc, de nações diversas, sem o aprofundamento, pois cabe a cada zelador passar a seus filhos conforme o fundamento da casa e cada casa tem seus mistérios, embora seguindo uma coluna de objetivo único, ou seja: a elevação dos mortais a um estado de imortalidade através do conhecimento e trabalho.
Muitos nomes são apenas títulos antigos repassados, mas não com tanta ênfase que as demais,como por exemplo:
Oyà Yapopo ,Oyà Gbale Toningbe ,Oyà Gbale De ,
Oyà Gbale Min, Oyà Gbale Lario, que não existe consideráveis manifestações,sendo restriros a algumas regiões.
Vejamos algumas mais atuantes:
Cada zelador administra seus orixás seguindo uma linha mestra, geral, deixada pelos ancestrais, mas adaptando para garantir a continuidade, para que não se perca a essência, continuando assim a mandala firme e forte.
Mas a necessidade de preservação exije alguns cuidados entre eles o mascaramento de elementos que, se divulgados podem ser mal interpretados,mal utilizados e por algumas facções marginalizados.
Esconder embaixo da unha não é para quem quer, mas sim para quem pode e deve.
Aqui estão algumas denominações mais comuns de Iansã-Oiá, nomes de qualidades, vertentes, preceitos, etc, de nações diversas, sem o aprofundamento, pois cabe a cada zelador passar a seus filhos conforme o fundamento da casa e cada casa tem seus mistérios, embora seguindo uma coluna de objetivo único, ou seja: a elevação dos mortais a um estado de imortalidade através do conhecimento e trabalho.
Muitos nomes são apenas títulos antigos repassados, mas não com tanta ênfase que as demais,como por exemplo:
Oyà Yapopo ,Oyà Gbale Toningbe ,Oyà Gbale De ,
Oyà Gbale Min, Oyà Gbale Lario, que não existe consideráveis manifestações,sendo restriros a algumas regiões.
Vejamos algumas mais atuantes:
ABOMI : Tem fundamento com Xangô.
ADAGANGBARÁ : Tem fundamento com Bará.
AFAKAREBÒ: A quem são entregues todos os ebós. Não é feita em seus eleitos. Seus caminhos levam diretamente a Bará e Egun.
AFEFE : comanda os ventos. Tem caminhos com Obaluaiê e Egun. Veste vermelho e branco, usa o coral e o chorão de seu adé é alaranjado .
AFEFE IKU FUNÃ: senhora do fogo e dos ventos da morte. Caminha com Ogum e Obaluaiê e tem caminhos, também, com Egun e Iku . Veste branco ou azul-claro.
AGANGBELE: Nesse caminho mostra a dificuldade relativo a geração de filhos.
ARIRA: Uma de suas formas. Iansã-Oiá com Bará Adaqui, as vezes com Bará Lanã ou com Bará Agelú ou Ogum Onira ou Xangô Aganjú ou Xapanã.
ATE OJU: Orixá Igbale num aspecto sombrio de Oiá quando caminha com Nanã.
BAGAN: Não tem cabeça. Come com Bará, Ogum e Odé . Tem caminhos com Egun E Ossaim.Guerreira dos ventos das matas.
BAGBURE : Não tem fundamento com nenhum Orixá. Identifica-se exclusivamente com o culto de Egunguns.
BAMILA – Eró Olufon.
BINIKÁ - A senhora do vento quente, ligada a Oxumarê e Omolu.
DIRÃ: Vibrando com Ogum Avagã, Iansã com Bará Lodê, com Ogum Olobedé, com Xangô Agodô, com Xapanã Belujá ou com Xapanã Sapatá. Oiá ligada aos Eguns, muito semelhante a Oyà Gbale ou Igbale.
DOLUO : Eró Ossaim.Culto Nagô.
EGUNITA : fundamento com Ogum Wari e Ode.
Aqui vive com os mortos ,eguns, veste branco e mariwo, ligada a Oxalá, Nanã, e ao vento do bambuzal.VER:OGUNNITA
FILIABA : Tem fundamento com Ọmọlú.
FUNAN-IGABALÉ : a que encaminha os mortos, eguns veste branco e mariwo, ligada a Oxalá, Nanã e ao centro do bambuzal.
FUNAN IKU : A senhora do fogo e dos ventos da Morte. Caminha com Ogun e Ọbaluaiê. Tem caminhos também com Egun e Ikú. Veste branco e pode usar azul-claro, embora receba oferenda de animais inteiramente pretos.
FÚNKA : senhora das tempestades, que espalha ao redor .
FÚNKA : senhora das tempestades, que espalha ao redor .
FURÉ : Usa uma foice na mão esquerda e um aruexim na direita, veste branco e por cima de suas vestes a palha da costa. Dança como se estivesse carregando na cabeça uma enorme cabaça. Em suas vestes vão pequenas cabaças dependuradas, no tornozelo direito uma pulseira de aço, tem ligação direta com o culto a morte e aos Eguns e preside a vida e a morte
GBALE ou IGBALE :estão ligadas ao culto dos mortos, quando dançam parecem expulsar as almas errantes com seus braços. Tem forte fundamento com Omulu, Ogun e Bará.
Maria Madalena é sincretizada com Iansã de balé ou Iybalé, é a deusa dos mortos, ligada diretamente ao culto de Egun, por isso senhora dos cemitérios. Tem pleno domínio sobre os mortos, trazendo consigo uma falange de Eguns que ela controla e administra , pois todos temem o seu terrível poder. Devido a sua relação com Egun, é proibido vesti-la de vermelho. Sua vestimenta é branca. Também pode ser totalmente colorida.
GBÁLẸ̀ GUERE: Tem forte fundamento com Ogun e Ọmọlú.
GUNÁN: Tem fundamento com Xangô.
IAMESAN: É a que foi esposa de Odé, meio animal e meio mulher, só come caça, mãe dos nove filhos. Come com Oxóssi nas matas.
IJIBÉ OU IJIBÍ : Veste branco ligada a Oxalá ao vento frio.
KARÁ : Veste vermelho, ligada a Xangô, ao fogo, aquela que carrega o ajerê fervendo na cabeça.
KEDIMOLU : Eró Oxumare e Omolu.
KODUN : Eró com Oxaguian.
LARIWO : Como o trovão.
LEIÉ : O vento dos pássaros, veste estampado, ligada a Ewá.
LESSEYEN : Uma das Igbales que mora no próprio Lesseyen.
MAGANBELLE : Esse caminho mostra a dificuldade quanto à geração de filhos. Tem fundamento com Iroko e Xangô. Seu assentamento deve ser feito aos pés de Iroko.
MÉSÀN : Um de seus epítetos. Espírito meio animal meio mulher, foi esposa de Oxóssi e Xangô .É dona do ylê , casa.
MÉSÀN : Um de seus epítetos. Espírito meio animal meio mulher, foi esposa de Oxóssi e Xangô .É dona do ylê , casa.
OMO MÉSÀN: Mãe de nove crianças, Iansã , que da lenda á criação da roupa de Egungun por Oià. Ìyámésàn "a mãe,transformada em nove", que vem da história de Ifá, da sua relação com Ogun.
É um orixá que faz as coisas simultaneamente, graças a sua agilidade de espalhar o seu axé no mundo dos vivos e dos mortos, por seu poder e onisciência.
MESAN ORU: São nove divindades das nove cabeças, oito tem fundamento com Ogum e Omulú a nona com Bará.
É um orixá que faz as coisas simultaneamente, graças a sua agilidade de espalhar o seu axé no mundo dos vivos e dos mortos, por seu poder e onisciência.
MESAN ORU: São nove divindades das nove cabeças, oito tem fundamento com Ogum e Omulú a nona com Bará.
ODO: ligada as águas, apaixonada pelos sentimentos carnal e muito louca por amor.
OGARAJU: uma das mais antigas no Brasil.
OGUNNITA ou EGUNITÁ: Ligada ao culto de Egun, sendoseu fundamento mais forte. É a senhora que caminha com os mortos. Algumas facções tendem a separar esta manifestação de Iansã das demais, criando assim um orixá feminino individual. Egunitá nessa visão seria a senhora da espada flamejante, a mãe ignea associada a Santa Brígida ou mesmo a Santa Sara Kali dos ciganos.
ONIRÁ : É uma orixá das águas doces cujo culto no Brasil confundiu-se com o de Iansã por ser uma guerreira. Seu culto na África era independente. Tem ligação com o culto a Egun e laços de amizade com Oxum, pois foi Onira quem ensinou Oxum Opará a guerrear.
É a dona do atori, uma pequena vara usada no culto de Oxalá para chamar os mortos na intenção de fazê-los participar da cerimônia. Também é usado para fazer reinar a paz no local ou na vida de alguém e trazer-lhe abundância e tem o poder de mandar chover regularmente para trazer a prosperidade.
Ela deu a Oxaguiã o atori e seu poder de exercê-lo, além de ter lhe ensinado o fundamento e como usá-lo.
É ainda a mãe de criação de Logunedé Apanan. Por isso, toda oferenda para ela deve ser acompanhada de um agrado a essa qualidade do orixá Logunedé. É uma Orixá muito perigosa por sua ligação e caminhos com Oxaguiã, Ogum e Obaluaiê. Veste o coral e amarelo, contas iguais.
Guerreira e agressiva.
ONISONI : Fundamento com Omulú.
PADÁ – IGBALE : a que ilumina o caminho aos eguns, veste branco, mariwo ligada a Oxalá e Nanã, ao bambuzal.
PETU : ligada aos ventos e as árvores. Esposa de Xangô, que vai sempre na frente anunciando sua chegada. Confunde-se com ele,senhora dos ventos, esposa de Xangô e amante o Ossaim, fundamento com as árvores e suas folhas, guerreira que usa cobre.
SEMI : Tem fundamento com Ọbaluaiê.
SENÓ O - Oiá raríssima, ligada Iemanjá e Airá.
SINSIRÁ - Tem fundamento com Ọbaluaiê.
SIRE – Tem fundamentos com Ossaim.
TIMBOÁ : Vibração com Bará Legba ou com Ogum Avagã, Ligada aos desapegado, sem rumo, ligada aos que moram na rua, fundamneto taambém com Bará Olode.
TOPE : mora no tempo ligada a Oxun e Bará , fundamento com Ogum Xoroquê, tem ligação forte com Xangô. Veste branco.
YGBALÈ ou IYBALÉ: é a deusa dos mortos, ligada diretamente ao culto de Egun, por isso senhora dos cemitérios. Tem pleno domínio sôbre os mortos, trazendo consigo uma falange de Eguns que ela controla e administra , pois todos temem o seu terrível poder. Devido a sua relação com Egun, é proibido vesti-la de vermelho. Sua vestimenta é branca.
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